Apesar das temperaturas mais amenas dos últimos dias, o inverno ainda está longe de terminar. A previsão para agosto, segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, é de um mês com características típicas da estação mais fria do ano — ainda que nos primeiros dias não sejam tão extremos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pode haver algum episódio de geada dentro do mês de agosto, mas não deve ser início do mês. As temperaturas no começo de agosto devem seguir mais amenas, sem grandes quedas. Já depois do dia 10 ou 15, cresce a possibilidade da chegada de uma massa de ar frio mais forte – destaca Verardo.
Segundo o meteorologista, o clima está sob influência de uma neutralidade atmosférica, ou seja, sem a presença do fenômeno El Niño nem da La Niña. Isso favorece variações no padrão climático e abre espaço para episódios pontuais de frio mais intenso.
Não guarde o casaco, ainda
Em resumo, quem já estava guardando os casacos deve esperar mais um pouco, pois agosto ainda terá "cara de inverno", especialmente na segunda quinzena.Além disso, Verardo alerta para a chance de nevoeiros, fenômeno bastante comum nesta época do ano e que há dias aparece em Santa Maria.
– O inverno ainda não acabou e também tem condição para nevoeiro dentro do mês de agosto. É inverno, é a estação em que a incidência do fenômeno ainda é bastante grande – conclui o meteorologista.
Leia mais:
- Até quando Santa Maria amanhecerá com nevoeiro? Entenda o fenômeno que se repete há semanas
- Febre em Santa Maria: como o "Morango do Amor" viralizou e virou a "segunda Páscoa" de confeiteiras locais
- Autora de "A Casa das Sete Mulheres", ator de "O Tempo e o Vento" e jornalista Nelson Motta estarão na 52ª Feira do Livro; veja detalhes